Em Outubro de 2014 o Governo do Canadá deu a conhecer o âmbito das acções contra a resistência antimicrobiana com o objectivo de prevenir, limitar e controlar o aparecimento e propagação de resistências. Adicionalmente, o Governo do Canadá comprometeu-se a assumir um papel de liderança a nível nacional e internacional.
O Governo apresentou agora o primeiro plano de acção, centrado em garantir que todos os sócios e partes interessadas estão informadas e comprometidas para avançar com um objectivo único. Este plano de acção será actualizado periodicamente, tanto para apresentar os progressos realizados como para continuar a identificar e a desenvolver novas iniciativas à medida que avance.
Acções:
- Estabelecer e fortalecer os sistemas de vigilância para identificar novas ameaças ou padrões cambiantes da resistência aos antimicrobianos e o uso de antibióticos, em humanos e animais.
- Fortalecer a promoção do uso adequado dos antimicrobianos em medicina humana e veterinária.
- Trabalhar conjuntamente com o sector pecuário para fortalecer o âmbito normativo sobre os medicamentos veterinários e rações medicadas, incluindo a facilitação do acesso as alternativas e ao fomento da adopção de práticas com a finalidade de reduzir o uso de antimicrobianos.
- Promover a inovação através do financiamento de actividades de investigação e desenvolvimento sobre a resistência aos antimicrobianos tanto a nível nacional como internacional.
Terça-feira, 31 de Março de 2015/ Health Canada/ Canadá.
http://healthycanadians.gc.ca