As amostras de tecido enviadas para o laboratório veterinário provincial a 26 de Setembro procedentes de uma exploração de transição-engorda localizada no sudeste do Manitoba deram positivo para o virus da Diarreia Epidémica Suína (DESV). Após a confirmação do resultado positivo, o Chefe dos Serviços Veterinários (CVO) informou que se tratava da quinta exploração suinícola do Manitoba positiva para o vírus.
Contudo, como resultado da minuciosa amostragem de acompanhamento realizada na exploração, o CVO reuniu provas suficientes para concluir que a exploração ficou negativa para o DESV durante o período de tempo em que se entregaram as amostras iniciais.
A exploração tinha boas práticas de biossegurança e não estava directamente ligada a nenhuma exploração positiva. Durante os 10 dias subsequentes à recolha das amostras de tecidos positivos, as provas de acompanhamento dos porcos, o esterco e análises ambientais no local foram todas negativas. Além disso, as repetidas visitas à exploração confirmaram que não havia sinais clínicos significativos associados á DES. A fonte do DESV da análise positiva é desconhecida. O CVO continua a investigar.
Quinta-Feira, 9 de Outubro de 2014/ Manitoba pork/ Canadá.
http://manitobapork.com