Prevê-se que o efectivo suíno canadiano se mantenha relativamente estável em 2025. A redução no leste do Canadá, com as reduções de processamento dos anos anteriores, será compensada pela expansão no oeste do Canadá.
Prevê-se que a produção de carne de porco seja 1% superior em 2025 (2 110 mil toneladas), com base em números de abate ligeiramente superiores e pesos de carcaça mais pesados. A forte produtividade das porcas conduzirá a um número ligeiramente superior de suínos (29 600 mil cabeças) e a maior utilização da capacidade de abate no Canadá Ocidental conduzirá a um aumento de 1% no abate (21 350 mil cabeças). Os pesos das carcaças têm tido uma tendência para aumentar nos últimos anos, embora os atrasos e as interrupções no processamento tenham sido um factor em alguns anos anteriores. As boas perspectivas em matéria de alimentação e a eficiência da produção deverão permitir que os pesos mantenham esta tendência em 2025.
As exportações de animais vivos para os Estados Unidos diminuirão cerca de 2% a partir de 2024, com uma redução das exportações de suínos para o mercado e um ligeiro crescimento das exportações de leitões desmamados/alimentados. Isto baseia-se em reduções no efectivo de reprodução em 2024 e estabilidade prevista para 2025, juntamente com a expectativa de melhor utilização da capacidade de abate no oeste do Canadá.
Prevê-se que o decréscimo do consumo canadiano e o aumento da procura de exportação façam com que as importações de carne de porco diminuam e os volumes de exportação de carne de porco aumentem em 2024, esperando-se que esta tendência se mantenha em 2025. As importações totais de carne de porco em 2025 deverão atingir 240 mil toneladas e as exportações 1.450 mil toneladas. O fortalecimento das moedas asiáticas tem apoiado o aumento dos volumes de exportação para essas regiões. Os Estados Unidos continuarão a ser o mercado de exportação dominante para as exportações canadianas de carne de porco, dada a proximidade geográfica e as cadeias de abastecimento estabelecidas. As tensões geopolíticas podem criar mudanças significativas no comércio de carne de porco para 2025.
25 de Setembro de 2024/ USDA/ Estados Unidos da América
https://apps.fas.usda.gov