Descida do inventário de suínos
De acordo com o relatório GAIN do USDA, espera-se uma diminuição de 1% no efectivo suinícola canadiana para 2020 devido ao impacto do vírus da Diarreia Epidémica Suína (DESv), maiores custos de fabrico, a volatilidade do mercado e a incerteza pela PSA. O sacrifício continuará a ser elevado, impulsionado pelas expectativas constantes de exportação de carne de porco.
Menos porcos importados em 2020
Espera-se que as importações de porcos vivos do Canadá diminuam 50% em 2020 em resultado da subida da fertilidade nas porcas e da diminuição da mortalidade dos leitões devido à DESv. As exportações de porcos de engorde irão recuperar em 2020 à medida que Manitoba recupere do surto de DESv de 2019. No Manitoba produzem-se muitos porcos de engorda, mas têm por destino os engordadores norte-americanos e, ainda que esta relação se mantenha, as exportações de porcos vivos irão diminuir 2%. A procura de porcos por parte dos EUA irá reduzir-se significativamente visto que há grande oferta interna que permitirá o abastecimento do seu mercado. Os suínos não exportados serão processados no Canadá aumentando o abate.
Aumento do abate e do peso de carcaça
Espera-se que o abate cresça 1% em 2020 e que a produção de carne de porco cresça 2%. O peso carcaça aumentará uma vez mais, favorecendo um crescimento de 2% na produção. Apesar de uma ligeira redução no efectivo suinícola, a reduçãio da mortalidade levará a um maior número de animais abatidos. A capacidade de abate melhorará lentamente, suportada por uma boa perspectiva para as exportações de carne de porco.
As exportações de carne de porco canadiana crescerão 7%
As exportações de carne de porco canadiana em 2019 viram-se afectadas pelo fecho do mercado chinês durante o Verão e o Outono de 2019. Enquanto a PSA continuar a afectar a região, a procura da Ásia levará a um aumento de 7% nas exportações de carne de porco em 2020, complementando o déficit criado pela falta de produção local. Espera-se que as importações de carne de porco aumentem 5% em 2020, atendendo à procura interna do Canadá ao mesmo tempo que aumenta as suas exportações. Os Estados Unidos continuarão a fornecer cerca de 90% da carne de porco importada .
16 de Março de 2020/ USDA/ Estados Unidos.
https://apps.fas.usda.gov/