Segundo o Dr. Chris Byra, director do Canadian Swine Health Intelligence, o uso de rações contaminadas pode ser a causa mais provável do surto de DES no Ontario. As explorações infectadas inicialmente encontram-se relacionadas por uma única fonte de alimentos e um único lote de plasma. Para além disso, a biossegurança em algumas destas explorações é muito boa, não havendo outros aspectos que as relacionem.
Por outro lado, a identificação de um caso positivo na Ilha do Príncipe Eduardo, sem absolutamente nenhum vínculo com os casos de Ontario, salvo que havia sido comprada ração deste mesmo lote ao mesmo fornecedor, são uma prova epidemiológica irrefutável que confirma que as rações apresentam um elevado risco.
Amostras de plasma e ração foram analisadas e detectaram-se resultados positivos para ambos os tipos de amostras. O plasma foi testado em porcos e num bio-ensaio e causou doença, enquanto que os resultados do bio-ensaio para as amostras de ração foram marginalmente positivos e não causaram doença.
Segunda-feira, 14 de Abril de 2014/ Farmscape/ Canadá.
http://www.farmscape.com