O governo do Canadá irá investir US$ 20 milhões à Agência Canadiana de Inspecção de Alimentos (CFIA) para apoiar a inspecção crítica de alimentos. Este investimento permitirá à CFIA contratar, treinar e equipar pessoal adicional (incluindo inspectores e veterinários da CFIA recém-aposentados) para realizar actividades críticas de inspecção, colocar o pessoal da Agência para se concentrar nos serviços críticos e trabalhar em maior proximidade com os parceiros industriais e comerciais de forma a minimizar as interrupções no fornecimento durante esta crise.
O financiamento também apoiará a CFIA no desenvolvimento de formas flexíveis de realização de inspecções, inclusivamente através do uso alargado de ferramentas electrónicas, como sejam os tablets e o acesso à rede de prestação de serviços remotos da CFIA. Este aumento de competências garantirá que o CFIA possa permanecer ágil e actuante, apesar dos desafios impostos pela COVID-19.
A CFIA está a permitir que os alimentos embalados destinados ao uso em restaurantes e hotéis estejam mais facilmente disponíveis para venda em lojas e supermercados. Isto ajudará a disponibilizar mais produtos alimentícios para os canadianos, reduzindo o desperdício de alimentos e apoiando as empresas sem comprometer a segurança alimentar.
14 de Abril de 2020 / Agência Canadiana de Inspecção de Alimentos / Canada.
https://www.canada.ca/