A aprovação deu-se graças ao trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, o Instituto Colombiano Agro-Pecuário-ICA, o Instituto Nacional de Vigilância dos Medicamentos e dos Alimentos-INVIMA, a Embaixada da Colômbia em Singapura, o Ministério do Comércio e todo o sector suinícola da Colômbia.
O processo para atingir este importante resultado começou no ano 2017, no momento em que os sectores público e privado reflectiram o interesse em obter a admissibilidade para a carne de porco para aquele país, iniciando assim as negociações com a autoridade sanitária de Singapura.
Singapura é um país com 5454000 de habitantes e, segundo o Ministério do Comércio da Colômbia, tem uma economia de aproximadamente USDM 340000 que importa do mundo um pouco mais de USDM 359000; dos quais, USDM 320 correspondem à importação de carne de porco. Isto demonstra a importância que este mercado tem a nível mundial e o que representa para a Colômbia e para o sector suinícola ter a oportunidade de exportar para este país.
Ter conseguido, em 2021, alargar a zona livre de Peste Suína Clássica- PSC, para ter hoje 95% da suinicultura livre desta doença sem vacinação, foi um passaporte para conseguir a abertura deste mercado.
É importante destacar o impacto que este resultado tem para os suinicultores colombianos, já que este sector gera cerca de 150000 empregos por ano, o que beneficia directamente o crescimento económico não só do país, mas também das famílias rurais.
22 de Setembro de 2022 | Instituto Colombiano Agro-Pecuário | Colômbia. https://www.ica.gov.co/