As vendas espanholas ao exterior, de carne e produtos transformados do porco, registaram, entre Janeiro e Agosto, 2885 milhões de euros de facturação, - mais 15,3% que no mesmo período de 2015 – e mais de 1,35 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 23,9%, segundo os dados da DATACOMEX produzidos pelo Interprofissional Espanhol do Suíno Branco (INTERPORC).
A China consolida-se como o principal destino em volume, ao superar as 277000 t, à frente das 239000 t de França. Seguem-se a Itália (108794 t), Portugal (88451 t) e Japão (64.150 t). Estos cinco primeiros clientes concentram mais de 55% das vendas totais fora de Espanha.
No que diz respeito à facturação, também se destaca o forte crescimento da China, que com compras no valor de 442 milhões de € (+141%) se mantém no segundo posto, apenas atrás da França, onde se superaram os 504 milhões de €. O terceiro lugar é ocupado pelo Japão, com 221 milhões de €; e detrás seguem-se quatro mercados comunitários: Itália (202 milhoes), Portugal (208 milhões), Alemanha (155 milhões) e Reino Unido (131 milhões).
Por tipos de produto, as carnes frescas, refrigeradas e congeladas lideram as vendas ao exterior, com mais de 990000 t, concentrando 73,1% das exportações em volume e 71,2% em valor, graças aos 2054 milhões € facturados. Após as carnes frescas, situam-se as miudezas de suíno, com 192000 t e 213,4 milhões de €, os enchidos de porco (48509 t), o toucinho (45934 t), os presuntos e paletas curados (32147 t), a banha fundida (18997 t), os preparados e conservas (17346 t), os fiambres da perna e da pá (4599 t), a entremeada salgada (3423 t) e a gordura fundida (673 t).
Por outro lado, as exportções de animais vivos situaram-se em 94448 t, centradas nos países da UE, especialmente em Portugal (72450 t), Alemanha (11.076 t) e Itália (10781 t).
Quarta-Feira, 16 de Novembro de 2016/ Interporc.
http://www.interporc.com/