O Departamento de Acção Climática, Alimentação e Agenda Rural da Generalitat da Catalunha disponibiliza 46 milhões de euros ao sector primário para implementar prioritariamente centrais de biogás em pequenas e médias explorações agrícolas. O objectivo é valorizar os efluentes e os resíduos orgânicos para obter biogás e utilizá-lo para a geração de calor, electricidade ou bio-metano e bio-fertilizantes.
Esta é a primeira convocatória no âmbito da Estratégia Catalã de Biogás para a Catalunha 2024-2030, que prevê atingir 80 milhões de euros nos próximos 5 anos. O Governo estima que com as convocatórias seguintes seja possível criar 80 novas instalações e chegar a 150 em 2030 de forma a valorizar os efluentes, gerar energia e reduzir a emissão de cerca de 350 mil toneladas de CO₂
Especificamente, a Catalunha é uma das regiões europeias com maior disponibilidade de recursos e, neste sentido, o biogás é uma grande oportunidade para o território, tanto económica, energética e ambientalmente. Actualmente, existem 72 unidades em operação, entre aterros sanitários, tratamentos de lamas de depuração, resíduos orgânicos municipais e industriais, co-digestão e dejectos pecuários. Com as 80 novas instalações que estão previstas para serem implementadas com a abertura das candidaturas a apoios, espera-se multiplicar em 3,5 vezes a produção actual de biogás.
26 de Março de 2024/ Departamento de Acção Climática, Alimentação e Agenda Rural/Generalitat da Catalunha.
https://agricultura.gencat.cat