O Diretor-Geral de Agricultura e Pecuária do Departamento de Agricultura, Ganadería, Pesca, Alimentación y Medio Natural (DAAM) da Generalitat da Catalunha, Miquel Molins, presidiu no passado dia 9, em Lérida, à reunião da Comissão Gestora do Sistema de Pesagem, Classificação e Marcação das Carcaças de Suíno (SIPCAP), que reune paritariamente representantes da produção e da transformação, além do Departamento e do IRTA.
A reunião foi aberta com a apresentação dos controlos em relação à classificação das carcaças de suíno. Destaca-se que a totalidade dos matadouros submetidos à obrigatoriedade de aplicar o SIPCAP (17) concentram praticamente a totalidade dos abates de porcos da Catalunha, chegando aos 97,9%, o que pressupõe um total de 18 milhões de porcos por ano; 8 destes 17 matadouros abatem, em média, mais de 20.000 porcos por semana e representam 75% da totalidade dos abates de suínos na Catalunha.
Um total de 13 inspectores, que se dedicam ao acompanhamento e aplicação dos planos de controlo de classificação, receberam nestes últimos anos uma formação mais específica que agora lhes permite ter um conhecimento muito elevado do tema. Além disso, para reforçar os controlos em relação à comunicação que os matadouros devem efectuar, no año 2014 intensificaram-se alguns dos critérios que os inspectores aplicam, tanto na verificação visual como na dos registos.
Por outra lado, a reunião também serviu para passar, ao sector, a proposta da Direcção-Geral de Agricultura e Pecuária do DAAM relativa à modificação do Decreto 85/2010, de 29 de Junho, sobre pesagem, classificação e marcação das carcaças de suíno; uma proposta que se baseia, principalmente, em três aspectos: uma adaptação e actualização da normativa catalã relativamente à comunitária, o estabelecimento da forma de captação dos dados e a segurança de seu tratamento.
O debate permitiu um avanço significativo no entendimento das partes representadas na Comissão, as partes concordaram em que o tratamento da base de dados do SIPCAP deve servir para projectar, no futuro, uma plataforma ou registo de dados com um alcance muito superior ao estritamente relativo à classificação e pesagem das carcaças de suíno, ou seja, um sistema que permita integrar todos os dados de interesse para a tomada de decisões por parte do sector (sanidade, bem-estar animal, segurança alimentar, etc.).
No próximo dia 5 de Fevereiro terá lugar uma nova reunião para começar a definir os dados que devem ser integrados na base de dados do SIPCAP e os detalhes da modificação do citado Decreto.
Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2015/ DAAM/ Generalitat de Catalunya.
www.premsa.gencat.cat