Desde o Departamento de Acção Climática, Alimentação e Agenda Rural da Generalitat da Catalunha foi pedido ao Ministério da Agricultura que este coloque em andamento diferentes medidas para impedir a entrada da Peste Suína Africana (PSA) no território bem como medidas se esta se confirmar.
O Departamento propôs as seguintes medidas:
- Avançar na aprovação da regionalização no caso do aparecimento de um caso de PSA. Com este pedido procura-se que, ante um possível foco da doença numa zona concreta do Estado espanhol, as restantes zonas possam continuar a exportar produtos cárneos de porco para Países Terceiros, como a China.
- Estabelecer a obrigação em portos e aeroportos de realizar uma gestão dos resíduos potencialmente contaminados, através de empresas de recolha que garantam a sua destruição e evitar a sua descarga em espaços aos quais possam ter acesso animais, evitando assim que possam agir como vectores da doença.
- Sugeriu iniciar conversações com a França para acordar uma estratégia conjunta de redução da população de javalis e medidas de colaboração em caso de que apareça um foco em zonas fronteiriças.
- Neste âmbito fronteiriço, também a manutenção e revisão das vedações das principais vias de comunicação com França e resto da Europa, bem como nas suas zonas de descanso para evitar que os javalis consumam restos de comida.
- Estabelecer um centro de limpeza e desinfecção de veículos de transporte de gado de serviços a terceiros na zona de La Jonquera, ou, pelo menos, colocar um ponto de controlo dos camiões que entram na Catalunha, onde também se deveria informar os transportadores que devem depositar os restos de comida e lixo nos contentores existentes para esta finalidade.
22 de Abril de 2022/ Departament d'Acció Climática, Alimentació i Agenda Rural/ Generalitat da Catalunha.
http://agricultura.gencat.cat/