Uma das alterações diz respeito à distância de segurança entre a terra fertilizada e as áreas habitadas. Ao longo do projecto de regulamento, o incómodo do odor é tido em consideração, pelo que as distâncias a respeitar são maiores para excrementos de suínos e aves.
Deve ter-se em conta que as distâncias estabelecidas no decreto actual foram estabelecidas quando as aplicações de chorume ainda podiam ser realizadas com espalhamento. Actualmente, o chorume só pode ser aplicado com ferramentas que o depositem ao nível do solo ou que o injectem directamente no solo, o que significa que as emissões atmosféricas são muito mais baixas. Neste sentido, as alterações do regulamento prevêem a redução da distância de segurança e o seu estabelecimento a 200 metros, por oposição aos 300 metros estabelecidos até agora, no caso de chorume de porco.
Por outro lado, está também previsto reduzir o volume padrão de chorume a ser considerado para cada lugar de porco de engorda, para efeitos de dimensionamento do sistema de armazenamento, uma vez que o volume real é inferior ao indicado nos regulamentos. Isto permitirá poupar em investimentos nos tanques sem afectar a sua capacidade real de gerir a exploração.
21 de Julho de 2022/ Acció Climática, Alimentació i Agenda Rural / Generalitat de Catalunya.
https://govern.cat/