X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Catalunha quer implementar nova regulamentação da actividade pecuária

A Generalitat quer aplicar nova regulamentação do licenciamento das explorações pecuárias que limita a existência de grandes explorações para fomentar o equilíbrio entre sustentabilidade económica e ambiental.

28 Outubro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Departamento de Acção Climática, Alimentação e Agenda Rural da Generalitat da Catalunha apresentou a proposta da nova regulamentação de licenciamento das explorações pecuárias, que limita a capacidade das grandes explorações de produção animal para fomentar o equilíbrio entre sustentabilidade económica e ambiental das explorações preservando a coesão territorial.

Esta nova limitação junta-se à proibição da ampliação de explorações de suínos para os próximos quatro anos que foi aprovada pelo Governo regional no passado mês de Julho. O Decreto-Lei aprovado em Julho (Decret Llei 17/2021, de 20 de julio) alarga para mais quatro anos a limitação de ampliar e de instalar novas explorações nas zonas da Catalunha que reúnam duas condições: a primeira é que tenham um grande número de explorações e a segunda que tenham águas contaminadas por nitratos provenientes dos efluentes. O objectivo do Departamento de Acção Climática, Alimentação e Agenda Rural é reverter a presença excessiva de nitratos nas águas destas áreas, que incluem 68 municípios de toda a Catalunha. A limitação, vigente desde Julho de 2019, estava inicialmente prevista para um período de 2 anos. Contudo, o Governo alargou-o já que as análises à água indicam que este período foi insuficiente para corrigir o excesso de nutrientes, principalmente de nitratos.

O novo Decreto de licenciamento das explorações pecuárias limitará o número de animais de cada espécie que poderão vir a ter as explorações e não se poderá aumentar, em nenhum caso, o efectivo de animais das explorações que não cumpram o distanciamento regulamentar entre si para minimizar os riscos sanitários.

A nova proposta de Decreto também estabelece que todo o pessoal encarregado do cuidado e do maneio dos animais deverá dispor de formação, conhecimentos e capacidade profissional necessária para garantir o bem-estar dos animais. Estes cursos terão uma duração mínima de 20 horas e deverão incluir, no mínimo, conteúdos teóricos e práticos sobre fisiologia, comportamento, conceitos gerais de sanidade animal e legislação vigente em matéria de bem-estar animal, tal como se indica na normativa vigente que regulamenta os cursos de formação em bem-estar animal. Esta é uma medida pioneira que afectará todos os sectores pecuários.

8 de Outubro de 2021/ Generalitat da Catalunha.
https://govern.cat/salapremsa/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes