Com o arranque do programa de biosegurança nas explorações pecuárias foi dado um importante passo na melhoria das suiniculturas catalãs que há que ser reforçada para garantir a sanidade do efectivo suinícola. Assim, foram decididos na Comissão Sectorial do Suíno, onde estão representados o sector e a Administração, os próximos passos para melhorar a segurança nas suiniculturas catalãs.
Estas futuras acções consistem em continuar a trabalhar nos inquéritos e na assessoria que desde há dois anos se estão a levar a cabo nas suiniculturas da Catalunha para que possam cumprir com o programa de biosegurança. O objectivo é conseguir que todas as explorações recebam assessoria contínua nesta matéria.
O departamento também se comprometeu a garantir a correcta colocação de vedação do perimetro das explorações, obrigatária desde Abril de 2016, bem como outras obrigações como sejam os sistemas para evitar a entrada de aves e outros animais que possam ser transmissores de doenças, a presença de sistemas de limpeza e desinfecção de veículos no acesso à exploração, os balneários do pessoal, a roupa e o calçado de uso exclusivo na exploração ou ter um registo actualizado de visitas e de veículos alheios à exploração, entre outros aspectos.
Outro dos temas abordados foi a melhoria da biosegurança na recolha e transporte de cadáveres. Sobre este tema foi salientada a vontade de potenciar uma estratégia que fomente o uso de contentores refrigerados nas explorações como forma de melhorar o armazenamento de cadáveres.
Por outro lado, durante a reunião, Teresa Masjuan, Directora-Geral de Agricultura e Pecuária recordou que "apesar da importância da biosegurança e do bem-estar, há que trabalhar para avançar na estratégia dos efluentes pecuários, que deve assegurar a qualidade dos solos e das águas subterrâneas, ao mesmo tempo que se garante a viabilidade e a sustentabilidade das explorações pecuárias e do sector da carne catalãs ".
Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017/ DARP/ Generalitat de Catalunya.
http://agricultura.gencat.cat