X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: Catalunha apresenta os últimos dados sobre a monitorização das populações de javali

A densidade foi excepcionalmente elevada na Zona Vulcânica da Garrotxa com 17 javalis por 100 Ha.

6 Março 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Departamento de Agricultura da Generalitat da Catalunha apresentou os resultados do Programa de Monitorização das Populações de Javali correspondentes à temporada 2012-13.

Segundo os dados, relativamente à temporada anterior a maior parte dos observatórios mostram um aumento na densidade da população, que é a mais elevada em Collserola, Alt Empordà e na zona vulcânica da Garrotxa (aumentos superiores a 40%) . Só nas zonas de Els Ports, Boumort e Montsant as variações foram negativas.

De forma global, as densidades médias de javali calculadas durante a temporada 2012-13 são mais elevadas nos observatórios situados no terço mais oriental da Catalunha onde este último ano se chegaram a registar excepcionalmente até 17 javalis por 100 Ha na Zona Vulcânica da Garrotxa ou 15 javalis por 100 Ha no Alt Empordà. Estas densidades são devidas às melhores condições ambientais (maior pluviosidade média combinada com massas florestais de bosques planifólios produtores de frutos) que são mais favoráveis à espécie.

Durante a temporada 2012-13 foram recolhidos os dados de um total de 4.224 batidas realizadas durante o período de caça ao javali . Durante estas batidas foram caçados um total de 10.496 javalis numa superfície de 421 mil ha. (14% da Catalunha).

Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2014/ DAAM/ Generalitat de Catalunya.
http://premsa.gencat.cat

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista