X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Catalunnha trabalha para evitar a entrada da PSA

A conselheira da Agricultura, Teresa Jordà, reuniu com representantes do sector suinícola para fazer um acompanhamento das acções que se estão a levar a cabo conjuntamente para a prevenção e luta contra a PSA.

9 Novembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na Catalunha, há 7,7 milhões de suínos. A suinicultura representa 35% da produção agrária catalã e a sua exportação equivale a mais de 70% das exportações de carne. "A entrada da PSA teria um efeito devastador para a nossa economia. É necessário que não baixemos a guarda ", pediu a conselheira Jordá.

Neste sentido, na reunião foi relembrado que, desde o ano 2018, a Catalunha tem um Plano de Contingência que estabelece os critérios e marca as referências para a intervenção operativa das unidades envolvidas na luta contra a Peste Suína Africana. No caso de que a doença se detecte na Catalunha, o Plano determina o que deve fazer cada um dos departamentos envolvidos, liderados pelo Departamento da Agricultura.

Por outra lado, a reunião serviu para insistir na responsabilidade dos suinicultores para garantir os mais elevados níveis de biossegurança nas instalações das explorações e nos procedimentos de trabalho e de transporte. Trata-se, em suma, de estabelecer todas as medidas dirigidas a evitar a entrada da doença nas explorações, como vedações envolventes ou proibir a entrada a todo tipo de veículos e pessoas alheias à exploração.

Neste sentido, tanto o Departamento como o sector estão a fazer um grande esforço para minimizar ao máximo o risco de entrada da PSA desde a UE com um, acompanhamento dos lotes partidas de suínos. Por isso, foram aumentados os controlos de vigilância serológica em todas as explorações e matadouros que trabalhem com animais de outros países da UE, com a recolha de milhares de amostras de sangue para o controlo de anticorpos e amostras PCR de suínos, bem como a análise de javalis encontrados mortos no meio ambiente. Todos os resultados foram sido favoráveis.

Na reunião, também se incidiu na importância da desinfecção dos veículos que se utilizam para o transporte de animais, porque estes poderão transmitir a doença. Neste âmbito, o sector aceitou o compromisso de disponibilizar mais aparelhos de desinfecção dos camiões de transpotte de animais, bem o aumento do cuidado nos métodos de desinfecção da roupa e do calçado dos trabalhadores das explorações, que também poderão ser elementos transmissores .

Finalmente, tendo em conta que outra forma de infecção e a que é dada pelo contacto entre os javalis e os suínos domésticos, para além da obrigação de ter a vedação à volta da exploração, na reunião foi explicado que se mantêm as acções excepcionais de caça durante a semana e aos fins de semana sem restricções de mobilidade dentro da Catalunha, já que fazem parte da estratégia de luta e prevenção da PSA.

3 de Novembro de 2020/ DARP/ Generalitat de Catalunya.
http://agricultura.gencat.cat

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes