O director geral da OIE, o Dr. Bernard Vallat, e o Ministro da Agricultura da República de Cazaquistão, o Sr. Mamytbekov A.S., subscreveram um acordo de cooperação que tem como objectivo brindar apoio na prevenção e controlo das doenças animais, no país e na sub-região. O Primeiro Ministro do Cazaquistão sublinhou que os Serviços Veterinários deste país e dos países da Ásia Central desenvolverão, com os representantes da OIE, uma estratégia geral para o controlo da febre aftosa.
O “Gabinete da Unidade de Coordenação Subregional de Luta contra a Febre Aftosa”, em Astana, facilitará também o desenvolvimento de diferentes tipos de colaborações a médio e longo prazo entre a OIE e o Cazaquistão, como por exemplo o projecto de geminação aprovado recentemente entre o Centro Nacional Veterinário de Referência de Astana e o Laboratório de Referência da OIE, Istituto Zooprofilattico Sperimentale dell'Abruzzo e del Molise “G. Caporale” CESME, Teramo (Itália) no campo do diagnóstico da brucelose.
Está prevista a ampliação da colaboração no quadro do acordo de cooperação entre a OIE e o Cazaquistão antes de finais do ano 2013:
- Um acordo de colaboração para actualizar a legislação veterinária do Cazaquistão;
- Um projecto de geminação sobre educação veterinária entre a Universidade Nacional Agrária de Cazaquistão em Almaty, que coordene um consórcio de universidades cazaques e a Escola Nacional Veterinária de Toulouse (França).
17 de Outubro de 2013 /OIE
http://www.oie.int