A Comissão Europeia lançou uma consulta pública de três meses para reunir feedback dos cidadãos e das partes interessadas sobre os programas de desenvolvimento rural implementados entre 2007 e 2013.
O objectivo desta ampla consulta é obter uma visão geral dos pontos fortes e fracos da política de desenvolvimento rural como parte do pensamento atual sobre a modernização e simplificação da Política Agrícola Comum (PAC). As contribuições assim recolhidas serão utilizadas para a elaboração de propostas legislativas na sequência da publicação, em Novembro passado, da Comunicação sobre o futuro da agricultura e da alimentação.
A política de desenvolvimento rural da UE visa ajudar as regiões rurais da UE a enfrentar os muitos desafios económicos, ambientais e sociais do século XXI. Muitas vezes referido como o "segundo pilar" da Política Agrícola Comum da PAC, complementa o sistema de pagamentos directos aos agricultores e medidas para gerir os mercados agrícolas (o "primeiro pilar"). Um orçamento da UE de € 98 biliões foi dedicado ao desenvolvimento rural nos 28 Estados Membros de 2007 a 2013, com um aumento orçamental de € 2 biliões para 2014-2020. Os projetos co-financiados variam desde o apoio a pequenas empresas nas áreas rurais até investimentos em agroturismo e formação para jovens agricultores.
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2018/ EC/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid