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Comissão Europeia vai gastar 186 milhões de euros na promoção de produtos agro-alimentares

A Comissão Europeia atribuirá 185,9 milhões de euros em 2024 para financiar actividades de promoção de produtos agro-alimentares da UE sustentáveis e de elevada qualidade, no mercado interno da U.E e no de Países Terceiros.

20 Novembro 2023
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O programa de trabalho da política de promoção para 2024 adoptado pela Comissão visa desenvolver novas oportunidades de mercado, tendo simultaneamente em conta as prioridades políticas, a análise das exportações projectadas para mercados existentes e emergentes, bem como as contribuições das partes interessadas.

As campanhas de promoção sobre os produtos agrícolas da UE devem ser concebidas para abrir novas oportunidades de mercado aos agricultores da UE e à indústria alimentar da UE em geral, bem como para ajudá-los a proteger os seus negócios.

Os montantes disponíveis para as campanhas seleccionadas em 2024 repartem-se entre a promoção no mercado interno da UE e em Países Terceiros, com 81,3 milhões de euros e 85,1 milhões de euros, respectivamente. Fora da UE, os países e regiões com elevado potencial de crescimento são identificados como principais alvos de promoção. Estes incluem a China, o Japão, a Coreia do Sul, Singapura e a América do Norte. O Reino Unido continua a ser um dos principais mercados de exportação de produtos agro-alimentares da UE, absorvendo mais de 20% das exportações da UE-27.

As campanhas de promoção seleccionadas em 2024 deverão apresentar produtos provenientes de práticas agrícolas sustentáveis, que contribuam para reduzir a dependência de pesticidas e antimicrobianos, minimizar a fertilização e a poluição da água, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, reforçar a agricultura biológica e melhorar o bem-estar animal. Serão atribuídos especificamente 62 milhões de euros a esses produtos agro-alimentares produzidos de forma sustentável, incluindo 42 milhões de euros para produtos biológicos.

Outro objectivo é aumentar a sensibilização para os regimes de qualidade da UE e para os produtos registados como Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Especialidade Tradicional Garantida (ETG).

Os convites à apresentação de propostas para as próximas campanhas de 2024 estarão abertos de 18 de Janeiro a 14 de Maio de 2024.

17 de Novembro de 2023/ Comissão Europeia/ União Europeia.
https://ec.europa.eu

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