Segundo dados do departamento de estatística russo, Rosstat, a produção de gado e aves de capoeira para abate em todas as explorações alcançou as aproximadamente 9,9 milhões de toneladas no ano passado, 3,1% mais que em 2015. Estes resultados indicam um alto nível de consolidação do sector das carnes.
De futuro, esperam-se grandes mudanças no ranking de empresas, impulsionados por fusões e aquisições, se bem que para os grandes produtores espera-se que continuem com crescimento orgânico.
O novo ranking inclui 25 empresas, que produziram 4,3 milhões de toneladas de carne em 2016 ou que representam 43% de toda a carne produzida no país. Os cinco primeiros postos mantiveram-se sem alterações desde o ano passado. A estabilidade destas cinco primeiras empresas do ranking reflete a consolidação do mercado da carne, assim como o aumento do poder de mercado destas empresas verticalmente integradas.
Segundo os analistas de Agroinvestors, é pouco provável que as três primeiras posições do ranking se alterem a curto prazo. Para Cherkizovo, os analistas prognosticam que manterá a sua posição de liderança devido aos seus projectos de investimento previamente anunciados em porcos e aves de capoeira. Por outro lado, os peritos assinalam que a indústria da carne fresca está a mudar as suas prioridades de investimento em invertimentos em processamento, logística e gestão de produtos.
Terça-feira, 5 de Setembro 2017/ Cherkizovo/ Rússia.
http://cherkizovo.com/en