O Serviço Agrícola Pecuário do Chile autorizou o Laboratório de Vacinas Veterinárias de Favet para produzir vacinas comerciais.
O Laboratório poderá produzir a nível semi-industrial um imunológico desenvolvido por académicos da Faculdade de Ciências Veterinárias e Pecuárias (FAVET) da Universidade do Chile. Trata-se de uma vacina que bloqueia a hormona GnRH e regula a reprodução em mamíferos, cujo objectivo é imunocastrar porcos, toiros e cães.
A investigação começou no ano 2008, com os primeiros estudos, no ano 2010 apresentou-se a patente da vacina de imunocastração, a que foi concedida na Europa e Chile em 2014 e nos Estados Unidos em 2015. A finais de 2013, foram transferidos os direitos de produção e comercialização para o laboratório brasileiro Vencofarma. Esta é a primeira patente na Universidade do Chile que se comercializa.
Cumprindo todas as exigências governamentais, durante o mês de Fevereiro, o Laboratório de Vacinas Veterinárias foi certificado pelo Serviço Agrícola Ganadero (SAG), o que permitiu a possibilidade de uma produção em maior escala. Actualmente estão-se a fabricar os primeiros lotes de produção da vacina para imunocastração de porcos, que serão experimentadas no terreno com a autorização do SAG, sendo uma produção de aproximadamente mil doses.
Segunda-Feira, 30 de Março de 2015/ FAVET/ Chile.