O accionamento do Sistema Integrado de Comércio Exterior (SICEX), mais conhecido como "ventanilla única", facilitará e agilizará de maneira significativa o comércio exterior das empresas chilenas através da inter-operabilidade entre os serviços públicos com competências no processo.
O SICEX, que incorpora os mais altos padrões e boas práticas da OCDE, estabelece um ponto único de acesso via web para as operações de comércio exterior, tanto para o portal público como para o privado, através de www.sicexchile.cl ou de www.sicexchile.com, um serviço de pagamentos em linha que permitirá transaccionar certificados e pagamentos através do portal, acompanhamento em tempo real da operação apenas com a introdução do código Rut e número de documento e um help desk com atendimento tanto telefónico como escrito. O SICEX permitirá reduzir para metade o custo e aproximadamente 11 dias o tempo destinado a uma operação de comércio exterior.
O módulo de exportações considera inicialmente a integração de 5 serviços públicos: Serviço Nacional de Fronteiras, Serviço Agrícola e de Produção, Serviço Nacional de Pesca e Aquicultura, Instituto de Saúde Pública e a Comissão Chilena do Cobre. Além de serem integrados de maneira transversal o Serviço de Impostos Internos, Serviço de Registo Civil e Identificação, Tesouraria Geral da República e Ministério Secretaria Geral da Presidência com o suporte da Plataforma da Interoperabilidade.
Terça-feira, 23 de Abril de 2013/ SAG/ Chile.
http://www.sag.cl