No quadro do trabalho conjunto entre a Agência Chilena para a Inoquidade e Qualidade Alimentar (ACHIPIA) e a Comissão Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (CONICYT) foi assinado um acordo quadro de colaboração que permitirá fortalecer, através de maior investigação científica e tecnológica, o Sistema Nacional de Inoquidade e Qualidade Alimentar (SNICA).
“Este acordo com ACHIPIA enquadra-se dentro dos desafios do país sobre segurança e inoquidade alimentar e onde se quer dar relevância em diferentes linhas a projectos de ciência aplicada, à investigação tecnológica e às contribuições que CONICYT pode dar em temas vinculados à saúde e alimentação”, disse o Presidente do Conselho de CONICYT, Mario Hamuy.
Por outro lado, foi apresentado o concurso para obter financiamento para I+D+i, através de uma linha temática FONDEF IDeA em qualidade e inoquidade alimentar. Este concurso é apresentado à comunidade científica da área de inoquidade alimentar pela primeira vez no Chile, com o objectivo de apoiar a execução de vários projectos de investigação científica e tecnológica. Em termos específicos, este projecto contará com recursos equivalentes a $1000 milhões, a repartir entre os projectos que postulem aos fundos, os quais permitirão o desenvolvimento de 5 iniciativas num prazo de 4 a 5 anos.
As linhas de investigação do concurso estão orientadas para 4 temas prioritários: desenvolvimento de alternativas tecnológicas para a substituição de agroquímicos convencionais e medicamentos de uso veterinário, criação de tecnologias para o controlo e diminuição de contaminantes ambientais ou os que sejam gerados em matérias-primas (acrilamidas, furanos, dioxinas, metais pesados, etc), desenvolvimento de novas tecnologias para a diminuição de contaminantes biológicos e propostas de novos elementos de diagnóstico para a detecção de perigos químicos ou biológicos.
Terça-feira, 20 de Junho de 2017/ ACHIPIA/ Chile.
http://www.achipia.cl