O Presidente do Chile, Sebastián Piñera e a Primeira Ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, encabeçaram em Bangkok a cerimónia de assinatura do Tratado de Livre Comércio entre o Chile e a Tailândia, cujas negociações culminaram, com êxito, em Agosto de 2012 e permitirão o acesso preferencial imediato a mais de 90% dos produtos nacionais.
O TLC com a Tailândia será o quinto acordo que o Chile assina com uma nação membro do ASEAN e permitirá que ambos países sirvam de plataforma de exportações e importações para os fluxos de bens e serviços nas suas respectivas regiões.
O referido acordo outorgará ao Chile o acesso preferencial imediato a mais de 90% dos produtos. Entre os principais produtos chilenos que beneficiarão da entrada em vigor do acordo e que têm taxas zero encontram-se . os cátodos de cobre, trutas congeladas, concentrados de molibdeno, carbonato de lítio, carne bovina, de porco, ovino e de aves, leite condensado, queijos, nozes, abacates, passas, pasta de tomates, caixas de velocidade para automóveis, produtos de madeira, papel e cartão.
Pelo seu lado, os principais produtos tailandeses que entrarão no Chile com taxa zero, serão o petróleo, gás natural, camionetas, automóveis, conservas de atum, câmaras fotográficas digitais e conservas de ananás.
Sexta-Feira, 4 de Outubro de 2013/ Governo do Chile/ Chile.
http://www.gob.cl/