Angel Sartori Arellano, Director Geral do SAG, encabeçou a cerimónia de inauguração do projecto FNDR “Capacitación, apoyo, prevención de Enfermedad Porcina PED y otras patologías exóticas en la Región de Arica y Parinacota”.
O projecto conta com mais de 127 milhões de pesos destinados a melhorar as condições sanitárias dos produtores suínos da região.
Em Novembro do ano de 2014 a Diarreia Epidémica Suína (DES) foi confirmada pelo Perú nos departamentos de Tacna e Moquegua, ficando às portas de território chileno, pelo que a protecção pecuária da região de Arica e Parinacota formou grupos de trabalho em diferentes sectores (La Ponderosa, Villa Frontera, Lluta, Acha, Azapa, Caleta Vitor, Chaca, Camarones, Zapahira e Putre), abarcando as populações existentes de porcos. O objectivo era fazer um inquérito epidemiológico e um cadastro, contabilizando 3.500 porcos na região, na maioria manejados por membros da família, com grandes deficiências no aspecto sanitário e de prevenção de doenças.
Devido à situação detectada, a autoridade regional deu urgência ao projecto apresentado pelo SAG ao "Fondo Nacional de Desarrollo Regional" (FNDR) para formar, assessorar e entregar de uma série de contribuições básicas aos produtores de porcos, que foi aprovdo por unanimidade pelo Conselho Regional de Arica e Parinacota em 2016.
O Director Nacional, manifestou a necessária colaboração para que a DES não apareça no Chile, já que se isto acontecesse, produziria um grande impacto negativo não apenas na produção da região, mas também a nível nacional.
Quinta-feira, 20 de Julho de 2017/ SAG/ Chile.
http://www.sag.gob.cl/