Segundo os últimos dados da Oficina de Estudios y Políticas Agrarias do Chile (ODEPA) no período Janeiro-Agosto foram abatidos um total de 293.000 porcos, o que significa uma redução de 7,9% relativamente ao mesmo período de 2013. O peso médio registado até Agosto de 2014 foi 1,1% superior ao de 2013, ano em que o peso médio se situou nos 100,2 kg por carcaça, enquanto que no período Janeiro-Agosto do presente ano ol peso registado foi de 101,4 kg.
No que diz respeito à produção de carne de porco, há dez anos atingia as 410.000 toneladas vara e durante esta última década o sector cresceu, a uma taxa anual média de 3,7%. Segundo os dados disponíveis até esta data, correspondentes ao período Janeiro-Agosto de 2014, a produção situa-se nas 348.000 toneladas vara, o que representa uma diminuição de 6,9% relativamente ao mesmo período de 2013, situação que seria influenciada, entre outros factores, pelas sequelas do encerramento do projecto agroindustrial Valle del Huasco na localidade de Freirina em finais de 2012, já que se continuaram a abater animais provenientes daaquela unidade durante 2013. Outro componente que exerce a sua influência é o surto do Sindroma Reprodutivo e Respiratório Suíno (PRRS).
Em relação ao comércio externo, as exportações de carne de porco acumuladas a Setembro (sem incluír vísceras comestíveis) atingiram as 88.500 toneladas peso produto, o que significa uma diminuição de 2,4% relativamente a 2013. Não obstante, a partir do segundo semestre as exportações tiveram um dinamismo notável, aumentando todos os meses, inclusive com aumentos de dois dígitos nalguns casos. Esta subida foi liderada pelo aumento dos envios, principalmente, para a Rússia, China e Coreia do Sul. O Chile aproveitou as restrições russas às importações de produtos agropecuários provenientes da União Europeia e dos Estados Unidos, entre outros países. No período Janeiro-Setembro, as exportações para a Rússia aumentaram 21,5% relativamente ao mesmo período do ano passado.
Participação dos diferentes destinos nas exportações chilenas de carne de porco (Jan-Set 2014).
Terça-Feira, 18 de Novembro de 2014/ ODEPA/ Chile.
http://www.odepa.cl/