As opções de cooperação entre ambas as indústrias e a situação actual do sector suíno no Chile e Kazaquistão, foram os principais temas abordados durante a reunião tida pela "Asociación Gremial de Productores de Cerdos de Chile", ASPROCER , e a Associação de porcos dessa nação euroasiática.
O encontro deu-se no quadro da missão público-privada chilena que realiza uma tournée pelos países da União Económica Euroasiática (UEEA) para aprofundar os vínculos comerciais com a Rússia e avançar na negociação para um acordo comercial com o bloco.
Na reunião, os representantes do Kazaquistão deram possibilidade à indústria chilena de poder fazer investimentos no país já que, segundo referiram, "produzir porcos no Kazaquistão é muito vantajoso devido à sua proximidade com a China, o maior importador de carne de porco do mundo, e os subsidios ao investimento ofrecidos pelo governo”.
O Kazaquistão tem uma produção e consumo baixos porque é um país com população maioritariamente mussulmana. No entanto, tem um potencial para exportar para a Rússia e China que abre uma opção para futuros negócios e investimentos no sector suíno.
Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016/ Asprocer/ Chile.
http://www.asprocer.cl