A Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) recomendou que o Chile seja declarado País livre de Peste Suína Clássica (PSC), reconhecendo assim o trabalho que se realizou em matéria zoosanitária para erradicar esta doença.
O passo seguinte para atingir este reconhecimento será dado em Maio deste ano, durante a Assembleia Mundial de Delegados da OIE, onde os seus membros devem ratificar este novo estatuto sanitário, o que significaría um importantíssimo apoio ao sector exportador nacional, considerando que o Chile é o sexto maior fornecedor mundial de carne de porco. Neste sentido, desde há já 3 anos, o Chile exporta mais de 40% do que é produzido.
O Chile foi declarado livre de PSC em 1998, após completar com êxito um programa de erradicação que durou 18 anos. A OIE iniciou pela primeira vez, em Maio de 2013, um procedimento de reconhecimento oficial do estatuto sanitário relativamente à Peste Suína Clássica ao qual o Chile apresentou os seus antecedentes através do SAG, e que dada a avaliação positiva recebida espera-se que seja declarado livre desta doença na Assembleia que terá lugar em Maio.
Sexta-Feira, 27 de Fevereiro de 2015/ SAG/ Chile.
http://www.sag.cl/