O Serviço Agrícola e Pecuário (SAG) está a proceder ao monitoramento das explorações suínas da região de Los Lagos, como parte do Plano Oficial de Controlo e Erradicação do Síndrome Respiratório e Reprodutivo Suíno (PRRS). O trabalho do SAG nesta matéria tem por objectivo detectar de maneira oportuna a presença da doença.
O Director Regional do SAG, Andrés Duval, informou que os inspectores do serviço estão a visitar as explorações suínas, informando os proprietários relativamente à sintomatologia da doença e recolhendo amostras de sangue que são enviadas análise ao laboratório Lo Aguirre do SAG, situado em Santiago.
De igual modo, a autoridade regional deo SAG explicou que os proprietários de gado devem informar o serviço da data de entrada e saída dos seus animais assim como o lugar de origem e destino destes. “Todo o movimento animal, incluido os porcos, deve ser efectuado utilizando o Formulário de Movimento Animal (FMA), documento que está disponível de maneira gratuita em qualquer gabinete SAG e nas unidades de Carabineros de Chile habilitadas".
Segunda-feira, 10 de Novembro de 2014/ SAG/ Chile.
http://www.sag.cl