Após o ressurgimento de PRRS no Chile a meados de Outubro, onde tinha sido erradicado, a OIE emitiu dois novos relatórios com novos focos da doença.
Até ao momento foram detectados um total de 6 focos. Os 5 novos focos que comunica a OIE nos seus últimos dois relatórios encontram-se localizados em María Pinto (Melipilla, focos 2 e 3) e Paine (Maipo, focos 4, 5 e 6).
- Foco 2: recria de porcos (21 a 72 dias de vida) da mesma empresa na qual se originou o evento. Foram detectados sinais clínicos e a serologia positiva foi obtida a 17 de Outubro.
- Foco 3: porcos de engorda da mesma empresa na qual foram detectados os outros dois focos. Nesta não foram registados sinais clínicos, só serologia positiva que foi obtida a 18 de Outubro.
- Foco 4: engorda não industrial que compra e vende animais. A sua alimentação é à base de desperdícios. A 3 de Setembro teve um quadro clínico de diarreia e morte que afectou os leitões. Este evento não foi denunciado ao Serviço Oficial. Posteriormente, a 25 de Setembro foi colhida amostra sob o programa de vigilância de doenças exóticas para outras doenças (não incluída SDRP) e os soros rescatados desta amostra foram utilizados para o posterior diagnóstico de PRRS no dia 25 de Outubro.
- Foco 5: caseira, encontra-se adjacente ao foco 4. Esta propriedade comprou porcos ao foco 4.
- Foco 6: caseira, encontra-se adjacente ao foco 4. Esta propriedade comprou porcos ao foco 4.
Quarta-feira, 30 de Outubro de 2013/ OIE.
http://www.oie.int