Já não são aplicadas as restrições à importação de carne de porco proveniente da Rússia impostas pela Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspecção e Quarentena e do Ministério da Agricultura da RPC através do Anúncio nº 125 de 2008.
Os requisitos de inspecção e quarentena para a carne de porco russa exportada para a China serão formulados pela GTU da RPC em separado.
Durante 10 anos, desde 2013, o Rosselkhoznadzor levou a cabo um extenso trabalho para garantir a admissão de produtos de suíno no mercado chinês. O procedimento de múltiplas etapas implicou um processo de negociação, inclusive no âmbito de grupos de trabalho bilaterais especializados, da organização de visitas de representantes chineses à Rússia para se familiarizarem com as ferramentas de supervisão estatal sobre a segurança dos produtos de suíno, no trabalho para prevenir, diagnosticar e evitar a propagação da PSA e nas actividades dos institutos de investigação e laboratórios do Rosselkhoznadzor, bem como na preparação de extensos materiais para todos os pedidos da GTU chinesa.
28 de Setembro de 2023/Rússia/https://fsvps.gov.ru/