O foco, com 260 animais dos quais 30 eram positivos, encontra-se localizado na zona de desenvolvimento económico de Zhengzhou (Henan).
Os porcos infectados foram transportados legalmente desde o mercado de porcos vivos de Heli (condado de Tangyuan, cidade de Jiamusi, Província de Heilongjuang).
O bloqueio restrito bem como a aplicação de medidas de desinfecção e de controlo dos movimentos foram aplicados no matadouro. O Governo local iniciou o plano de resposta de emergência para a PSA, foi proibida a entrada e saída para todos os porcos vivos e produtos derivados e foi dado início à investigação epidemiológica e à triagem.
Por outro lado, relativamente ao primeiro foco confirmado no passado dia 3 de Agosto, as autoridades veterinárias chinesas informaram a OIE que, após o abate e eliminação de todos os animais susceptíveis no foco e nas zonas infectadas, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais iniciou a investigação epidemiológica e a vigilância de emergência relativas à doença. Até 9 de Agosto, 261000 locais de triagem tinham sido objecto de investigação e 18094300 porcos tinham sido submetidos à triagem no país. O Ministério aplicou o plano nas províncias de Pequim, Tianjin, Hebei, Mongólia Interior, Liaoning, Jilin, Heilongjiang, Guangdong, Gansu e Xinjiang.
Nas investigações posteriores foi estabelecida a origem dos animais infectados que foram detectados no local do foco (Comunidade de Wuwu). Os porcos eram provenientes de duas explorações privadas que pertencem ao mesmo proprietário. As amostras ambientais foram positivas para o ácido nucleico da Peste Suína Africana (PSA). No total, 676 porcos foram sacrificados na periferia das duas explorações. As autoridades e instituições veterinárias locais levaram a cabo uma investigação de triagem de emergência em toda a Província até 14 de Agosto. No total, 35,54 milhões de porcos vivos foram submetidos a esta triagem, foram recolhidas 10226 amostras das quais 7 foram positivas para o ácido nucleico da PSA. A investigação epidemiológica mostrou que as amostras positivas provinham de duas aldeias localizadas dentro da zona de risco; todos os porcos vivos nestas aldeias foram abatidos.
Quinta-Feira, 16 de Agsoto de 2018.
MoA/ China. http://www.moa.gov.cn
OIE. http://www.oie.int