A província chinesa de Yunnan está a tomar duras medidas contra os "contrabandistas de porcos", acusados de propagar a Peste Suína Africana e perturbar o mercado com o transporte ilegal de porcos.
Mais de 10.000 porcos transportados ilegalmente foram confiscados desde que o transporte foi suspenso, em Setembro do ano passado, devido à epidemia do PSA. Para lidar com o transporte ilegal, as inspecções nas principais estradas de comunicação foram aprimoradas.
Os especuladores, que compram porcos em Yunnan a um preço mais baixo, vendem-nos mais caros em outras províncias, empilhando-os locais para evitar inspecções, espalhando boatos sobre surtos de PSA para manipular os preços de compra.
A polícia de trânsito na província de Sichuan, na fronteira com Yunnan, interceptou recentemente uma carrinha com 24 porcos de Yunnan.
As autoridades e especialistas do sector acreditam que os especuladores podem ganhar até 2.000 yuanes (285 dólares) por um porco, aproveitando os baixos preços de Yunnan.
Várias províncias chinesas suspenderam o transporte de porcos entre as províncias, consideradas responsáveis por mais de 60% dos surtos de doenças, encorajando-os a substituí-lo pelo transporte de carne de porco.
Terça-feira, 24 de Dezembro de 2020/ Xinhuanet/ China.
http://www.xinhuanet.com/