A China pretende garantir a produção e distribuição ordenada de carne, laticínios e ovos no meio da sua luta contra o novo surto de coronavírus.
As autoridades locais estão a incentivar fábricas de alimentos para animais, matadouros e transformadores de produtos de origem animal a retomar a produção o mais rápido possível para aumentar a oferta, disse o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais.
O transporte de animais vivos, o fornecimento de alimentos e a operação de matadouros foram afectados após a epidemia, afectando a indústria pecuária do país.
As autoridades locais não poderão recorrer a medidas como a destruição de estradas ou a construção de barreiras que dificultem a produção e o transporte ordenados de produtos da pecuária sem a autorização dos governos de alto nível.
O ministério ordenou que as autoridades locais não retenham veículos que transportam alimentos para animais, animais vivos e produtos de criação. Proibiu o encerramento de matadouros e instou as autoridades locais a intensificar as quarentenas para garantir o abastecimento do mercado e a segurança alimentar.
Fevereiro de 2020/ MOA/ China
http://english.agri.gov.cn/