De acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, os inventários suínos da China aumentaram 4,7% em Agosto em relação ao mês anterior (sete meses consecutivos de aumento), com um aumento anual de 31,3%. O inventário das reprodutoras aumentou 3,5% em relação ao mês anterior, com aumento anual de 37,0%.
O ministério atribui esse crescimento à estabilidade devido à prevenção e controlo da Peste Suína Africana. As práticas de biossegurança melhoraram, mais produtores estão a recuperar as suas actividades e novas explorações estão a ser abertas.
De facto, em Agosto foram abertas 2.030 novas explorações de porcos de grande dimensão e o número acumulado de explorações suínas de grande dimensão e nova construção alcançou as 11.123 desde o início deste ano. O número de explorações suínas com mais de 500 porcos aumentou 6,2%, de 161.000 explorações no início do ano a 171.000.
Em Agosto nasceram 26 milhões de leitões , um aumento de 6,7% em relação ao mês anterior e de 59,5% em relação ao mínimo alcançado em Janeiro deste ano. Embora o número de leitões nascidos continue a aumentar, eles permanecem poucos devido à forte procura e o seu preço aumentou significativamente. Na primeira semana de Setembro, o preço do leitão no mercado interno foi de 109,07 yuans / kg, um aumento de 44,4% em relação ao início deste ano.
Desde Março, o abate de porcos tem vindo a crescer há 6 meses consecutivos, com alta em Agosto de 5,0% em relação ao mês anterior.
De Janeiro a Julho deste ano, as importações de carne de porco atingiram 2,56 milhões de toneladas, com aumento anual de 138,6%. Em Julho, as importações de carne de porco foram de 432.000 t, com um aumento anual de 120,2%.
Com a melhoria gradual da oferta, desde Agosto os preços da carne de porco têm oscilado e estabilizado, diminuindo ligeiramente em Setembro. Na segunda semana de Setembro, o preço nacional da carne de porco foi de 55,65 yuans / kg, queda de 0,6% em relação ao mês anterior.
Em geral o mercado da carne de porco ajustou-se, mas com o contínuo aumento do número de porcos de engorda, espera-se que a relação oferta-procura no quarto trimestre relaxe e o preço médio da carne de porco seja mais baixo relativamente ao ano anterior.
15 de Setembro de 2020/ Ministério de Agricultura e Assuntos Rurais/ China.
http://www.moa.gov.cn/