De acordo com os dados do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, em Dezembro de 2020, o efectivo de porcas reprodutoras e de porcos, em todo o país, aumentou mês a mês durante 15 e 11 meses consecutivos, respectivamente. Segundo o Instituto de Estatísticas chinês, em finais de Dezembro de 2020, o número de porcos atingiu os 407 milhões e o número de porcas reprodutoras ascendeu a 41,61 milhões, recuperando para 92,1% e 93,1% do efectivo de finais de 2017, respectivamente. Segundo uma consulta de peritos do Ministério, espera-se que de Janeiro a Fevereiro deste ano o número de porcos aumente aproximadamente 25% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Segundo o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, o número de porcos abatidos aumentou significativamente desde Agosto de 2020. Especialmente nos últimos meses, o impulso de crescimento é muito bom. O volume de abate em Novembro e Dezembro aumentou em mais de 40% interanual.
Além disso, desde a perspectiva do fornecimento de carne de porco da reserva central, em 2020 serão libertados um total de 670 mil toneladas de carne de porco. Em Janeiro deste ano serão libertados quatro lotes de 110 mil t e continuarão a ser libertados lotes em Fevereiro.
Quanto aos preços, o preço do porco vivo* continuou a baixar no início de Janeiro deste ano, de 36,7 yuans por quilograma para 32 yuans actualmente. Os preços da carne de porco também começaram a descer e o preço por atacado caiu de 47,64 yuans por quilograma, o mais alto em Janeiro, para 45,30 yuans a 4 de Fevereiro.
*Pode consultar os preços da China e de outros países na nossa secção de Preços do Porco.
5 de Fevereiro de 2021/ Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais/ China.
http://www.moa.gov.cn/