A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) indica que o aumento da oferta de porcos e as importações de carne de porco, assim como a redução da procura sazonal, provocaram uma descida dos preços do porco. A Comissão comprometeu-se a controlar as flutuações dos preços e a ajustar as reservas para assegurar um funcionamento estável do mercado do porco.
Em 2021, o preço do porco tem tido uma tendência de descida durante vários meses consecutivos. Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que os preços do porco caíram 11,2% no início de Junho em comparação com o final de Maio.
O alerta de terceiro nível é o mais baixo do novo sistema de alerta precoce de três níveis introduzido recentemente para avisar sobre as flutuações excessivas nos preços do porco.
Se bem que as flutuações cíclicas da oferta e dos preços da carne de porco são um fenómeno mundial, tais volatilidades são especialmente altas na China, em parte porque a maioria dos suínos do país são produzidos em explorações familiares.
16 de Junho de 2021/ Xinhuanet/ China.
http://www.xinhuanet.com/