Para compensar as perdas causadas pelas taxas aplicadas pelos Estados Unidos sobre os produtos de aço e alumínio chineses, a China anunciou a imposição de taxas comerciais a 128 produtos dos E.U.A., entre os quais, a carne de porco.
O porta-voz do Ministério do Comércio comunicou que no passado 26 de Março, a parte chinesa apresentou um pedido de consulta de compensação comercial aos Estados Unidos em conformidade com o "Acordo sobre Salvaguardas" e os Estados Unidos negaram-se a responder. Devido à falta de acordo entre as duas partes, a 29 de Março, a China informou a OMC sobre a suspensão da lista de concessões e decidiu a imposição de taxas a certos produtos importados dos Estados Unidos para equilibrar as perdas devido às medidas impostas pelos Estados Unidos.
Do total de produtos, frutas –como maçãs-, frutos secos –amêndoas- e vinho, tendão uma taxa de 15%, enquanto que a carne de porco e seus produtos terão uma taxa de 25%, segundo anunciou o Ministério do Comércio.
No ano passado a China foi o terceiro maior mercado em valor para a carne de porco dos E.U.A., com mais de mil milhões de dólares.
Segunda-feira, 2 de Abril de 2018/ Ministério das Finanças da China.
http://gss.mof.gov.cn/