De acordo com a agência noticiosa oficial do governo chinês, Xinhua News Agency, as autoridades chinesas vão efetuar um inquérito anti-dumping sobre determinados produtos e derivados de carne de porco importados da União Europeia (UE) por amostragem, informou o Ministério do Comércio da China.
Devido ao grande número de exportadores da UE e de produtores nacionais chineses envolvidos, um inquérito completo seria demasiado complexo e atrasaria a conclusão do processo, afirmou o ministério num comunicado.
O inquérito anti-dumping foi lançado em 17 de Junho deste ano e abrangerá os produtos e derivados de carne de porco provenientes da UE para o período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2023. Investigará igualmente o eventual prejuízo causado às indústrias chinesas conexas entre 1 de Janeiro de 2020 e 31 de Dezembro de 2023.
Os resultados da amostragem inicial identificaram os três principais exportadores da UE, em termos de volume de exportações, durante o período de inquérito: Danish Crown A/S, VION Boxtel B.V. e LITERA MEAT S.L.U. Estas empresas terão de preencher um questionário dentro do prazo fixado.
No que respeita ao prejuízo causado às indústrias chinesas, foram seleccionadas 24 empresas nacionais para preencherem um questionário. Segundo o comunicado, as empresas chinesas incluídas na amostra abateram um total de 44,78 milhões de porcos no ano transato, o que representa 6,16% da produção total de porcos do país.
Prevê-se que o inquérito esteja concluído até 17 de Junho de 2025, embora possa ser prorrogado por seis meses em circunstâncias especiais.
Esta medida reflecte a preocupação da China com o impacto das importações da UE na sua indústria nacional de carne de porco e procura assegurar um mercado justo e equilibrado para os produtores locais. O inquérito avaliará tanto o dumping como os efeitos negativos para os produtores chineses, com o objectivo de aplicar as medidas correctivas necessárias.
18 de Julho de 2024/ Xinhua News Agency/ China.
https://spanish.news.cn