Estes são os destaques do último relatório de Chenjun Pan, analista sénior de proteínas animais no Rabobank, intitulado: "O mercado de carne de porco da China entra num novo ciclo: um ciclo diferente num momento de transição":
- O mercado de carne de porco da China iniciou um novo ciclo em meados de 2022. Entre Janeiro de 2003 e Junho de 2022, o sector chinês da carne de porco passou por cinco ciclos completos, cada um deles com duração entre três e quatro anos.
- O novo ciclo será diferente dos anteriores, uma vez que as condições de mercado se alteraram. Há provas de uma maior consolidação da indústria suinícola, de um crescimento económico mais lento e de um maior enfoque social e ambiental no gigante asiático.
- Espera-se que este novo ciclo se caracterize por uma menor volatilidade dos preços, uma duração mais curta em comparação com os anteriores, e um maior controlo governamental.
- Enquanto os líderes de custos foram os sobreviventes do ciclo anterior, a longo prazo, os vencedores serão aqueles que não são apenas líderes de custos, mas que também podem integrar cadeias de abastecimento.
- A China encontra-se actualmente num período de transição de desenvolvimento económico e tecnológico; as novas tendências estão a influenciar a procura dos consumidores; e as questões sociais estão a colocar as alterações climáticas e a necessidade de reduzir as emissões sob os focos da actualidade.
- À medida que os produtores locais adoptam diferentes modelos de negócio, uma tendência fundamental é que as empresas avancem no sentido de uma maior integração vertical para reduzir o custo de produção e estabilizar a cadeia de abastecimento.
Três áreas principais oferecerão um considerável potencial de crescimento:
- Desenvolvimento da produtividade: O governo identificou a genética como uma área central de desenvolvimento estratégico. O desenvolvimento futuro concentrar-se-á no estabelecimento de um sistema de criação que seja independente do fornecimento de criadores estrangeiros. Novas tecnologias (por exemplo, equipamento automatizado, robôs, IA, etc.) podem ser adoptadas para reduzir os custos.
- Consolidação do mercado: Com a saída dos pequenos produtores, assistiremos a uma concorrência crescente entre os grandes produtores. Num mercado de crescimento lento, a competitividade virá da liderança de custos, qualidade, reputação no mercado e esforços de responsabilidade social empresarial (RSE).
- Comércio internacional: Dada a importância estratégica do seu fornecimento de carne de porco, a China continuará a importar carne de porco como um complemento importante do seu consumo interno. Embora se preveja que este volume diminua em 2022, a China continuará a ser o maior importador mundial e as importações regressarão a uma gama "normal" neste novo ciclo.
Setembro de 2022. Rabobank.https://research.rabobank.com/far/en/sectors/animal-protein/chinas-pork-market-starts-a-new-cycle.html