O Vice-Primeiro Ministro chinês, Ma Kai, e o Ministro francês da economia, Bruno Le Maire, presidiram ao quinto diálogo económico e financeiro entre a França e a China que decorreu em Pequim entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro.
Obtiveram-se resultados muito concretos de interesse para os dois países, entre os que se destacam, dentro do sector agro-alimentar, a obtenção antes do fim do ano, dos resultados das auditorias e das autorizações de exportação para os sectores do leite infantil, carne de porco e enchidos.
Segundo publica Ouest France, as importações chinesas de carne de porco aumentaram no ano passado para cerca de 1,6 milhões de toneladas, trazendo uma lufada de ar fresco aos suinicultores franceses. A procura chinesa de carne de porco processada também está a crescer a um ritmo constante. Mas até agora, Pequim só permitia a entrada de produtos procedentes de apenas alguns exportadores de produtos cárneos processados, incluindo o presunto e outras carnes processadas. As inspecções foram levadas a cabo em França em 2015, mas por continuarem à espera da publicação das suas conclusões, as empresas francesas ainda não podem exportar produtos processados para a China.
Sexta-Feira, 1 de Dezembro de 2017/ Ministère de l'Economie et des Finanaces/ França.
https://www.economie.gouv.fr