Em 2019, o programa piloto foi lançado nas Províncias do centro e sul, resultando numa melhoria da biossegurança e uma situação de Peste Suína Africana (PSA) geralmente estável nessas regiões. O plano de zonificação actual para as doenças animais divide todo o país em 5 regiões principais.
O plano procura fortalecer a prevenção e o controlo ds PSA e outras doenças animais a nível regional. Promove a melhoria dos mecanismos de resposta a emergências e à traçabilidade. Também se devem reforçar os dados de notificação de doenças animais. O país promove a criação de áreas livres de PSA.
O plano exige uma melhor vigilância do transporte de animais e promove a transição do transporte de porcos vivos para o transporte de carne de porco. Os matadouros devem optimizar-se incrementando a capacidade de abate e processamento nas principais zonas produtoras para que os porcos se possam abater em locais mais próximos dos seus locais de produção. Não se devem transportar porcos de engorda fora das regiões designadas. O país procura implementar um sistema de registo para os veículos de transporte de porcos e fomentar uma boa biossegurança.
22 de Abril de 2021/ Redacção da 333 a partir de dados do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China.