O preço dos porcos vivos tem continuado a descer nos últimos tempos. A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma declarou que dará início ao segundo lote de recolha e armazenamento da reserva central de carne de porco e orientará as regiões locais para que comprem e armazenem simultaneamente. Trata-se de uma medida importante para fazer com que o preço do porco vivo regresse a um nível razoável.
De acordo com os dados do Gabinete Nacional de Estatística, o preço da carne de porco no final de Junho caiu 3,5% em relação ao mês anterior. De acordo com o acompanhamento da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, de 26 a 30 de Junho, o rácio médio nacional do preço da carne de porco em relação ao preço dos cereais foi inferior a 5:1, entrando na faixa de alerta precoce de primeiro nível para o declínio excessivo. De acordo com o controlo do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, em 4 de Julho, o preço médio da carne de porco no mercado grossista nacional de produtos agrícolas era de 18,92 yuan/kg, o que representa um decréscimo de 27% em relação ao final do ano passado.
No primeiro semestre do ano, em que a suinicultura perde geralmente dinheiro, a acumulação de existências é propícia para cobrir a pressão no sentido da baixa dos preços dos porcos, para dar sinais políticos positivos, para orientar as expectativas dos agricultores e para evitar descidas excessivas e rápidas dos preços dos porcos. No entanto, o principal factor que afecta os preços continua a ser a oferta e a procura. A compra e o armazenamento de um único lote são muito pequenos em comparação com a oferta do mercado e não alteram a estrutura global da oferta e da procura. Actualmente, a oferta de porcos vivos continua a ser elevada. Além disso, os meses de Julho e Agosto são a época baixa do consumo de carne de porco. O baixo preço da carne de porco pode ser difícil de inverter a curto prazo. Ao mesmo tempo, alguns produtores estão optimistas quanto à evolução dos preços ao longo do ano. Acreditam que, com a chegada da época alta de consumo, no final do terceiro trimestre, o preço da carne de porco aumentará gradualmente, e não estão dispostos a reduzir significativamente a produção.
11 de Julho de 2023/ New Rural Business Network/ China.
https://nc.mofcom.gov.cn/