O governo da República Popular da China, através do seu Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais e da Administração Geral de Fronteiras, reconheceu que actualmente a Colômbia é um país livre de Febre Aftosa com vacinacção. Com esta decisão, os dois países vão avançar no processo de admissão de produtos como a carne bovina e a carne suína, com destino a este mercado asiático.
“Esta é uma notícia com grande impacto positivo na economia das cerca de 500 mil familias de produtores pecuários na Colômbia. Esta medida põe-nos mais próximos da admissão da carne bovina e suína nacional ao mercado chinês. Este é um trabalho de há muitos anos e hoje continua a dar frutos", disse o director geral do ICA, Luis Humberto Martínez Lacouture.
Pelo seu lado, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, destacou a decisão do governo chinês e mostrou-se satisfeito por este primeiro resultado da ronda desenvolvida por este país, afirmando que, desta maneiraa, vai sendo consolidada a meta de abrir este importante mercado de 1.300 milhões de consumidores.
De igual maneira, como resultado da gestão do Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, em Beijing, será coordinada a visita oficial da autoridade sanitária do país asiático à Colômbia nos próximos meses para conhecer os avanços no controlo das doenças da espécie suína.
Segunda-feira, 28 de Maio de 2018/ ICA/ Colômbia.
https://www.ica.gov.co