O efectivo suinícola na China, a finais de Junho, era de aproximadamente 340 milhões de cabeças, um aumento de quase 30 milhões de cabeças relativamente a finais do ano passado. O número de porcos e leitões recuperou durante cinco meses consecutivos, o que indica que os porcos de engorda comerciais disponíveis para venda depois de Julho aumentarão gradualmente e o fornecimento de carne de porco ao mercado continuará a melhorar.
O número de porcas tem estado a crescer consecutivamente nos últimos 9 meses e aumentou 28,6% em comparação a Setembro do ano passado.
Espera-se que as importações de carne de porco, este ano, aumentem em mais de 1 milhão de toneladas relativamente ao ano passado. Nos primeiros cinco meses deste ano, foram importadas 1724 milhões de toneladas de carne de porco, um aumento de 146,2% interanual.
Com a situação da COVID-19 efectivamente controlada, a indústria da restauração retomou as suas operações. Espera-se que o consumo de carne de porco na restauração continue a crescer no período posterior.
Em geral, os preços do porco tendem a aumentar sazonalmente de Junho a Setembro. Este ano, o crescimento do consumo post-pandémico irá somar-se a este fenómeno e a pressão de subida pode ser ainda maior. Além disso, as fortes chuvas em partes do Sul tiveram algum impacto na produção suína e no transporte de produtos e também fizeram subir os preços da carne de porco nalgumas áreas.
13 de Julho de 2020/ MoA/ China.
http://www.moa.gov.cn/