Recuperação do efectivo suinícola
Segundo os inquérito realizado pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, em Fevereiro deste ano, o número de porcas férteis aumentou pelo quinto mês consecutivo, +1,7% em relação ao mês anterior e +10% em comparação a Setembro do ano passado. Em 27 Províncias da China, manteve-se o crescimento no número de porcas.
Relativamente ao número de leitões, em Fevereiro deste ano, aumentou 3,4% em mais de 500 suiniculturas, o que representa o primeiro aumento intermensal desde Setembro do ano passado.
Historicamente, o inventário de suínos diminuiu no mês posterior ao Festival da Primavera, mas em Fevereiro deste ano mostrou um aumento não sazonal de 2,8%.
Redução da Peste Suína Africana
A Peste Suína Africana (PSA) em 2019 reduziu significativamente a capacidade de produção suinícola da China, com uma produção de carne de porco de 42,55 milhões de toneladas (-21,3%). Em geral, a intensidade da epidemia de PSA diminuiu significativamente em comparação com o ano passado. No que já decorreu deste ano, apenas foram notificados 4 casos, incluindo um relacionado com javalis. As três notificações em porcos domésticos representaram o abate de 324 animais. No mesmo período do ano passado, tinham sido notificados 13 focos e abatidos 197000 porcos. Em consequência, o Ministério considera que o problema está a desacelerar. Não obstante, enquanto que o efectivo recupera, o risco continua a existir, pelo que é importante recordar que a PSA circulou por todas as Províncias do país.
20 de Março de 2020/ Governo chinês/ China.
http://www.gov.cn/