Segundo números da Associação de Produtores de Porco do Chile (Asprocer), o principal destino das exportações de carne de porco durante o ano passado foi a Coreia do Sul, com 27% do total exportado, seguido pelo Japão (22%) e a China em terceiro lugar, à qual se fornece 16% da produção local exportável. No entanto, no primeiro semestre deste ano o panorama foi diferente. Um reordenamento dos mercados fez com que o Japão passasse a primeiro lugar e que a China deslocasse a Coreia do Sul para o terceiro lugar, transformando o gigante asiático no segundo mercado mais importante para o porco chileno.
Rodrigo Castañón, gerente geral da Asprocer, explicou que a "China é um mercado com um tremendo potencial, mas com um alto nível de competição (só a UE possui 80% da participação nas importações)". É devido a isto que é crucial continuar a avançar em matéria de diferenciação, "vinculada à sanidade animal, inoquidade, qualidade organoléptica, adaptabilidade aos requisitos dos clientes e à promoção". Assim, as empresas exportadoras contam com uma campanha sectorial chamada ChilePork, que tem como objectivo posicionar a carne de porco na China, iniciativa que também contempla a Coreia do Sul e o Japão. Castañón assinalou que esta medida conta com ajudas do Estado para o seu financiamento através de ProChile.
Segunda-feira, 25 de Julho de 2016/ Asprocer/ Chile.
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