A Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) publicou a auto-declaração de Taipé Chinês como país indemne de Peste Suína Africana (PSA). A PSA não foi detectada em Taipé Chinês.
De acordo com o relatório de estatísticas agrícolas de 2023 do Ministério da Agricultura (MOA), Yuan Executivo, o número de explorações de suínos em Taipé Chinês era de 5 804, com 5 319 203 cabeças, a grande maioria das quais localizadas na região de Taiwan. Existem também javalis de Taiwan (Sus scrofa taivanus), distribuídos principalmente em zonas montanhosas e em número relativamente baixo.
A Taipé Chinesa é constituída por quatro ilhas principais, incluindo a ilha principal de Taiwan e as ilhas Penghu, Kinmen e Matsu, e o Trópico de Câncer atravessa a região sul da ilha de Taiwan. A ilha principal de Taiwan é a maior e constitui a maior parte da massa terrestre do país (mais de 90%). Sendo geograficamente independente, Taipé Chinesa não partilha fronteiras terrestres com nenhum outro país, o que constitui uma vantagem inerente ao controlo PSA.
5 de Novembro de 2024/ OMSA.
https://www.woah.org