X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

China: um olhar sobre o actual mercado de suínos

As importações chinesas de carne de porco caem a pique, à medida que os preços internos descem e a oferta estabiliza.

25 Julho 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Historicamente, os preços da carne de porco no mercado interno da China têm sido muito mais elevados do que no mercado internacional, criando pressão para importar. No entanto, nos primeiros meses deste ano, as importações de carne de porco diminuíram consideravelmente. De Janeiro a Maio, a China importou 427 000 toneladas de carne de porco, uma queda de 47,1% em termos anuais, com um valor de 830 milhões de dólares, uma diminuição de 57,3%. A Espanha, o Brasil, o Chile, o Canadá, os Países Baixos e os EUA representaram 81% das importações. As importações da UE ascenderam a 201 000 toneladas, ou seja, 47,1% do total, o que representa uma diminuição de 3,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Dado que a oferta interna se estabilizou e os preços baixaram, a procura de importações diminuiu para níveis normais. Embora se preveja que as importações de carne de porco regressem aos níveis anteriores à Peste Suína Africana, manter-se-ão acima de 1 milhão de toneladas.

A produção tem vindo a diminuir desde o ano passado, com o inventário de porcas reprodutoras a cair constantemente. No final de Maio, o inventário de porcas reprodutoras era de 39,96 milhões, mais 0,2% em relação ao mês anterior, mas menos 6,2% em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre, o número de porcos abatidos foi de 408,5 milhões, uma diminuição de 5,9% em relação ao trimestre anterior e de 5,2% em relação ao ano anterior. A produção de carne de porco diminuiu 0,4% em termos homólogos e o abate de porcos diminuiu 5% em maio.

A diminuição das existências de porcas levou a uma redução adaptativa da produção de suínos, equilibrando a oferta e a procura. De acordo com o Ministério da Agricultura, o número de leitões recém-nascidos diminuiu ligeiramente em relação ao ano passado e prevê-se que o número de suínos abatidos seja inferior nos próximos seis meses. A procura de carne de porco aumentará gradualmente no segundo semestre do ano, atingindo um pico no quarto trimestre, com um aumento dos preços.

2 de Julho de 2024/ Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais/ China.
http://www.moa.gov.cn

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados