O estudo, que faz parte do projeto ESTRIBER (Estrategias de Sostenibilidad TRansferibles al IBÉRico) do CICYTEX, foi realizado nos últimos três anos com um total de 65 animais, pertencentes a três linhagens de suínos ibéricos, conhecidas como Lampiño, Torbiscal e Retinto.
Os suínos foram submetidos a dois sistemas de alimentação: engorda a campo, com ração comercial, e outro grupo destinado a alimentação em montanheira, bolota e pastagem. O objectivo do estudo foi avaliar e comparar as características produtivas e a qualidade da carcaça e da carne nas três linhagens e sua possível interação com a alimentação.
Entre as conclusões, são observadas diferenças devido ao tipo de genótipo ou linhagem e devido ao sistema de alimentação. É o caso da linhagem Retinto, aqueles alimentados em montanheira, apresentaram os maiores valores no perfil de ácidos gordos saudáveis.
Em linhas gerais, pode-se concluir que cada genótipo ou linhagem possui características próprias que influenciam os parâmetros relacionados com a carcaça e a qualidade da carne. Este estudo visa ajudar o sector da carne a disponibilizar produtos ibéricos de qualidade, uniformemente categorizados, para a sua comercialização e exportação. Como exemplos dos dados obtidos, quanto à composição da carcaça, a linha Torbiscal apresentou maiores valores no rendimento de carne das peças nobres (presunto, paleta e lombo) e menos gordura subcutânea. Na análise sensorial, Lampiño obteve a maior pontuação em suculência e a menor pontuação em dureza da carne fresca de lombo.
Quanto a outros atributos, observou-se maior intensidade de cor vermelha na carne do lombo de Retinto em comparação com Lampiño e Torbiscal. Em relação ao perfil de ácidos gordos saudáveis presentes na gordura, o Retinto também foi o que obteve os maiores valores.
9 de Fevereiro de 2021/ CICYTEX/ Espanha.
http://cicytex.juntaex.es